O ENGENHEIRO DO AMANHÃ
A época atual é denominada século da luz e é digna de louvores. No presente século, as ciências e as técnicas atingem o zênite de um processo extraordinário.
A Biologia já constitui uma glória. O ser humano, altivo e garboso, vence a tuberculose, a sífilis e as epidemias. A lepra, que representava, de modo tétrico o fantasma de tempos idos, já não constitui, igualmente, tão sério obstáculo à quimioterapia moderna. O câncer, trágica anarquia células, encontra-se quase dominado pelo dinamismo da ciência dos pesquisadores.
A química descortina novos e promissores horizontes.
O cientista pode ultrapassar as nuvens que circulam na atmosfera.
A Astronomia, auxiliada pela matemática infalível, satisfaz completamente a curiosidade estética do homem. Satélites artificiais dão voltas ao planeta natural terrestre. O engenho humano sonda os segredos das regiões etéreas e dos espaços siderais. Virá o dia em que será possível o homem pisar outros solos além da relatividade. Nos dias presentes, a engenharia é um monumento de glória.
A energia atômica transforma o átomo em imenso e extenso laboratório. Vivemos na era atômica e a época atual é digna de louvores.
O arco-íris da esperança e da vitória cintila, brilha e deslumbra no céu ástreo e esplendoroso onde, num assomo de felicidade, cravam os olhos todos aqueles que apreciam e amam o progresso compensador.
É a alma humana que vibra e canta perante tamanhas e deslumbrantes maravilhas! É o homem quwe soube viver, interpretando com ânimo os fenômenos surpreendidos pela sua argúcia de criatura racional, vê igualmente, coroado de êxito, o magnânimo esforço em benefício das realizações necessárias ao aprimoramento da civilização do gênero humano.
No mundo contemporâneo em que vivemos, dois são os aspectos principais da evolução que se processa.
1) Cada vez mais os cientistas levam para diante as fronteiras do saber, muito além daquilo que se poderia imaginar em gerações passadas. Os tecnólogos, por sua vez transformam os conhecimentos em conquistas práticas numa incrível rapidez velocíssima. Novas possibilidades têm surgido para o aproveitamento máximo dos recursos de todos os países, grandes e pequenos, ticos e pobres, mas sobretudo daquelas regiões cuja evolução econômica havia experimentado certo atraso.
2) Concomitantemente, os governos de quase todas as partes do Planeta se esforçam a que seus povos possam beneficiar-se das vantagens de um padrão de vida condigno. Lançando mão de seus próprios recursos e valendo-se da assistência bilateral e multilateral, desdobrando-se em esforços tenazes, como também destinam vultosas parcelas de seus orçamentos ao fomento econômico social.
Indubitavelmente os povos devem estar preparados para pensar e trabalhar em termos do século XXI, pois não disporão ao contrário do que ocorreu nos países que hoje são muito industrializados, de longos períodos de preparação, abrangendo gerações, para chegar à maturidade em matéria de ciência e tecnologia. É preciso tornar a estudar todo o problema da educação em cada uma das regiões pouco desenvolvidas, levando em conta as novas exigências e oportunidades. De que forma adaptar essa educação de maneira a permitir que homens e mulheres estejam rapidamente em condições de enfrentar um mundo que está sofrendo total transformação? Modernamente pensa-se lançar mão da tecnologia para ensinar essa mesma tecnologia e encaminhar populações inteiras ao estágio industrial. A população mundial cresce a razão de 140.000 pessoas a cada dia! Prevê-se a duplicação do número de habitantes da Terra dentro dos próximos anos. A maioria da raça humana ainda se ocupa em lavrar a terra e não há desenvolvimento econômico em qualquer país que possa avantajar-se, a menos que a melhoria da lavoura conste como parte de processo de fomento. Portanto, além de problema cultural e ideológico, constitui também um problema mecânico e físico.
Aludindo aos progressos da tecnologia já dizia profeticamente o Papa Paulo VI: “Devemos saudar os frutos da tecnologia e encontrar os meios para utilizá-la em benefício da humanidade. Porque, nestes dias, a tecnologia é um dos meios que Deus nos deu para cumprir o mandato da Bíblia: “Imponde-vos à terra e tende domínio sobre ela”. Esse mandato deve ser empregado para servir os homens, uni-los a Deus mais estreitamente e unir-se entre si. Devemos também olhar para o exterior e ver os maravilhosos panoramas que se abrem ante nossos olhos, se somente os empregarmos com justiça- e com amor. Recordemos que Deus está conosco neste mundo: um mundo em que cada novo descobrimento é uma revelação de seu poder e sabedoria”.
Nós Engenheiros fazemos parte deste contexto. Sejamos profissionais dotados de uma visão mais global de suas ações, assumindo verdadeira e intensamente papéis de protagonistas e responsáveis pela transformação que o mundo tanto precisa. Vamos em frente!
![](https://static.wixstatic.com/media/a9c911_2c7c90243ef241c5a8099610209ac192~mv2_d_3264_2448_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a9c911_2c7c90243ef241c5a8099610209ac192~mv2_d_3264_2448_s_4_2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/a9c911_2fb6767bfa3441b5800014b66db54c68~mv2_d_3264_2448_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a9c911_2fb6767bfa3441b5800014b66db54c68~mv2_d_3264_2448_s_4_2.jpg)