Laudo de Avaliação Especial
Algumas vezes, nos defrontamos com situações em que nos exigem um estudo especial para encontrar o valor locativo de um imóvel. Neste caso, uma torre metálica (antena) em um determinado local (terreno), para propagação de sinal de Rádio, Televisão, Telefone Celular.
Na época foi feito um estudo com empresa especializada, para avaliar o melhor local na cidade para transmissão de sinal, buscando o terreno que apresentasse as melhores condições, por apresentar menor área de sombra e menor grau de interferência.
Um dos critérios bem aceitos pelas partes envolvidas, proprietário do terreno e a concessionária, é calcular o Laudo de Avaliação da área do Terreno atingida pela Torre, utilizando o MCDM – Método Comparativo de Dados de Mercado, e sobre este módulo, parte-se para o MR – Método da Renda encontrada a uma taxa de juros compatível com o mercado.
Observação importante a considerar na medida de área ocupada, é inserir os acessos e circulações necessárias, como também a questão do Esfacelo Territorial.
Em suma, assim como as torres eólicas de geração de energia elétrica pagam ao proprietário de terra um locativo mensal, é justo que as torres metálicas que abrigam fontes repetidoras, receptoras ou transmissoras, de sinais de Rádio, TV e Telefonia Celular, paguem um o valor locativo pela ocupação de um terreno, seguindo entre os inúmeros métodos avaliatórios, como o descrito aqui, Laudo de Avaliação Especial.