Introdução
Ao traçar essas primeiras linhas, frente a um novo desafio profissional, no marco dos meus 42 anos de profissão na carreira abraçada antes de 1974, dirijo-me aos arquivos das minhas reminiscências, motivado pelos meus netos, filhos e esposa.
Desconheço o final dessa estória, mas certamente quero deixar registrado para o “ad perpetum” um pouco de luzes, “pitacos” de vivência, registros de ocorrências e quem sabe, ensinamentos aos colegas e companheiros que continuarão trilhando pelos caminhos da Engenharia.
Peço licença a vocês, sorvedouros de notícias, chasques e mensagens dessa área denominada de ciências exatas, pois preciso retornar as décadas de 60, 70 e 80.
Nos idos longínquos de 1968, oportunizaram-me estagiar numa construtora de tradição em nosso estado, WILLY PAUL, trabalhando com o Engenheiro Léo Teichmann no setor de Orçamento, Cronograma, Planejamento e auxiliando no Canteiro de Obras na Cia. Cervejaria Brahma, Souza Cruz- Fumos, Seminário Concórdia e outros.
Posteriormente, estagiei noutra grande empresa MELLO PEDREIRA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, também nos mesmos setores da primeira, e, auxiliando na fiscalização em obras das Aços Finos Piratini, Termo Elétrica de Candiota, Reservatório Elevado para CORSAN em Alegrete, Purina do Brasil, Indústria de Rações em Canoas, oportunizando-me um aprendizado junto aos Engenheiros Joaquim Afredo Mello Pedreira, João Cláudio Chagas Coutinho e Alberto San Vicente.
Transferi-me a convite do Engenheiro Nicolau Jorge Ache Waquil para a CEDRO, Cia. Estadual de Desenvolvimento Regional e Obras, Empresa de Economia Mixta, criada no Governo do Engenheiro Militar Euclides Triches, para agilizar as Obras e Serviços da SDO, Secretaria de Desenvolvimento e Obras do Rio Grande do Sul. Permaneci em todo o período TRICHES, GUAZELLI e parte do Amaral de Souza.
Oportunizaram-me a trabalhar com os Engenheiros Darcy Piegas Cordeiro e Luiz Paulo Felizardo e os Arquitetos Antônio Luiz Mascarello, José Albano Volkmer e Carlos Antônio Mancuso. Foi um período de riqueza no conhecimento profissional, pois o Rio Grande tinha reservas financeiras para realizar projetos, obras e serviços.
Trabalhei em conjunto com outros colegas para a Secretaria de Agricultura – Subestação Agronômica em Carazinho, Delegacia Veterinária de Soledade, Subcentro de Pesquisas Veterinárias de Ijuí; Restauração do Teatro São Pedro em Porto Alegre; Levantamento físico para restauração do Teatro Prezewodwski em Itaqui; Desenvolvimento de Planos de Diretrizes Físicas para os municípios de Gramado, São Sepé, Rosário do Sul e Lajeado; Projeto CURA, Comunidade Urbana em Recuperação Acelerada para as cidades de Santa Maria, Lajeado e Estrela; Foros de Rio Grande, Rosário do Sul, Vacaria e Júlio de Castilhos, Penitenciária Federal do Jacuí e Presídios Regionais de Passo Fundo, Santa Maria, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Rio Grande e Santiago; Corte de Apelação da Justiça Militar do R.G.S.; Escolas de 2º Grau em Viamão, Guaíba, Santa Maria, Lajeado, Estrela e Charqueadas, Escola Fundamental Padrão de Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Alvorada, Colégio Estadual Salgado Filho em São Francisco de Assis; Parque Esportivo Menino Deus – Piscina Térmica, Unidades Sanitárias de Gramado, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Cacequi e Santa Vitória do Palmar.
Projeto do Hospital Materno Infantil em Porto Alegre, 3ª D. P. de Porto Alegre, Delegacias Padrão de Gravataí, Campo Real, Guaíba, Capão da Canoa e Tramandaí; Reforma do Edifício Sede do Tribunal de Contas, em Porto Alegre; Praça do Aeroporto Salgado Filho Infraero, Estação Rodoviária de Rosário do Sul; Coordenação e Planejamento dos Distritos Industriais de Gravataí, Rio Grande – Sistema Viário de Farroupilha, Flores da Cunha, Pelotas e Distrito Rodoviário de Uruguaiana; Funlar: Centro Social Urbano de Santa Maria, Rio Grande, Uruguaiana, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Livramento, e Fundação Agropastoril de Rosário do Sul.
Em carreira autônoma, em 1976, voltei a minha querência de alma e coração, Gramado, e desde então, fui Responsável Técnico em mais de 600.000 metros quadrados de obras construídas, como Residências, Hotéis, Supermercados, Edifícios Residenciais, Industriais, Centros Comerciais, Postos de Abastecimento, Igrejas, Clubes Sociais entre as diversas edificações distribuídas pela Região das Hortênsias.
Neste período, intensifiquei o meu trabalho, especialmente na área de Engenharia Legal com ênfase para Avaliações, Perícias, Inspeções, Laudos, Assessoria, Consultoria, Auditoria, Arbitramento, Pareceres, Vistoria, atendendo a Região Serrana, diversos municípios do Rio Grande do Sul, a sua capital Porto Alegre, além de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Uruguai e Argentina.